Notícia importante para quem sonha em cursar uma universidade: o Ministério da Educação (MEC) deu início às inscrições para o Prouni 2025 no dia 24 de janeiro. O Programa Universidade para Todos está disponibilizando bolsas de estudo que cobrem tanto 100% quanto 50% das mensalidades em instituições de ensino superior privadas.
Os critérios para tentar uma vaga são bem específicos. Primeiro, a pontuação do ENEM dos anos de 2023 ou 2024 deve ser de pelo menos 450 pontos na média dos cinco testes, além de não zerar na redação. Esse detalhe é bem decisivo na hora da seleção, então vale a pena caprichar.
Requisitos financeiros e educacionais
A renda familiar é um fator determinante: para concorrer às bolsas integrais, a renda por pessoa da família não pode ultrapassar 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, esse valor sobe para três salários mínimos. Ou seja, é preciso estar atento às contas para se enquadrar nesses limites.
Além disso, o candidato precisa ter concluído o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral ou parcial. Há exceções nesse critério para pessoas com deficiência, indígenas, negras ou pardas, e professores de escola pública que queiram se especializar em cursos pedagógicos.
O processo não para ao ser pré-selecionado. Algumas instituições podem aplicar processos de seleção adicionais, mas eles não podem ser tão rigorosos quanto um vestibular comum. Uma característica interessante é que há vagas reservadas para pessoas com deficiência e pertencentes a minorias étnicas, garantindo uma inclusão maior.
Cursos e combinações providas pelo Prouni
O programa anunciou 338.444 bolsas distribuídas em 403 cursos através de 1.031 instituições. As áreas com mais oportunidades incluem Administração, Pedagogia, Direito, Ciências Contábeis e Educação Física. Uma boa notícia é que, se você conseguir uma bolsa parcial, ainda pode contar com o Fies para financiar o restante da mensalidade.
As inscrições acontecem completamente online, por meio do portal do Prouni. Os interessados devem se apressar, pois o prazo se encerra no dia 28 de janeiro. A primeira chamada dos resultados está prevista para ser divulgada em 4 de fevereiro, e a segunda, em 28 de fevereiro. Caso o candidato não seja selecionado, ele ainda pode manifestar interesse na lista de espera, que estará aberta nos dias 26 e 27 de março.